Coimbra é Tradição
/
/
Festival de tunas
No passado dia 4 de Novembro, tunas de diversas partes do país e até mesmo do estrangeiro, juntaram-se no Centro Cultural D. Dinis para fazer palpitar os corações das donzelas que assistiam de olhos esbugalhados à noite de serenatas.
Mondeguinas
Versus Tuna
As Mondeguinas - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra foi fundada em 1993. Tem como principal caraterística usarem sempre um malmequer na cabeça.
Tuna Universitária do Minho
Tuna de Maastricht
Estudantina ISEL
A 'mui nobre' Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa foi formada em Março de 1993, por um grupo de alunos que " vivia " o Instituto de uma maneira diferente. Conta atualmente com cerca de 40 elementos no ativo, com os mais variados instrumentos, de entre os quais se destacam as violas braguesas, violino, gaita-de-foles, bandolins, bandolas, cavaquinhos, flautas, entre muitos outros.
Inspirada nas tunas oriundas da Península Ibérica nasce em Maastricht em 1992 a Tuna de Maastricht. Com trajes a rigor e com muita animação tornaram a noite de serenatas num autentico festival de gargalhadas e de suspiros das donzelas presentes na serenata.
Originários do Algarve chegam a Coimbra os tunantes da Versus Tuna. Surgiram, como aliás a maioria das tunas surge, numa noite boémia e numa serenata afirmaram-se como tuna. Após 25 anos de experiência enfrentaram mais uma serenata, desta vez na cidade dos Doutores e dos amores.
No ano de 1990 foi fundada a Tuna Universitária do Minho por um irreverente grupo de jovens, unidos pelo gosto à música e pela alegria do convívio, constituindo-se ao longo dos anos como Embaixatriz Académica da Universidade do Minho. Sempre espalhando a alegria e irreverência que a marca, deixa saudade por todas as terras e locais por onde já passou,