Coimbra é Tradição
/
/
Com base num inquérito que teve como amostra populacional os 65 estudantes de Comunicação Social da Escola Superior de Coimbra vamos proceder na seguinte infografia à atribuição dos títulos das "7 maravilhas" tunantes da cidade de Coimbra.
7ª Maravilha Tunante
6ª Maravilha Tunante
5ª Maravilha Tunante
4ª Maravilha Tunante
3ª Maravilha Tunante
2ª Maravilha Tunante
1ª Maravilha Tunante
As FANS nasceram no "seio da Falange de Apoio Negro – FAN – a claque universitária de apoio à Académica". São a tuna Feminina mais antiga de Coimbra e a segunda mais antiga do país.
As Mondeguinas são vistas como as musas. Na sua apresentação mencionam que nasceram para "encantar a cidade dos estudantes, exaltando o espírito académico com o malmequer na orelha, sorrisos e boa música".
A Desconcertuna é a tuna da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação. É uma tuna mista e é caracterizada pelo espírito académico que exalta uma boa-disposição.
A Tuna Académica da UC é uma tuna peculiar. É uma Orquestra-Tuna e o seu reportório passa pela música clássico e vai até à música popular não esquecendo as músicas Coimbrãs. Os seus instrumentos são também distintos e se por um lado temos os famosos bandolins de Coimbra nesta tuna podemos ouvir também os violinos, os violoncelos e as flautas-transversais.
"Esta tuna é formada pelos FAN-Farrões". Uma tuna masculina que à semelhança de todas as outras também usa o traje académico ou a dita "Capa e Batina" e se orgulha do espírito Coimbrã.
Conhecida pelo seu belo estandarte que não deixa ninguém indiferente a Estudantina de Coimbra é talvez uma das tunas Portuguesas mais internacionais e mais premiadas.
A TMUC conta já com 4 CD’s editados: “Cantar de Estudante”, “Por Ti”, “Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra AO VIVO” e "Coimbra dos Amores".
A par da Estudantina lutam no pódio pelo título de melhor tuna de Coimbra. Uma rivalidade saudável mas bem entendida por todos os que assistem às picardias.